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Aulas

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2025-1


Disciplina: Musicalidades, Vozes e Discursos

REFERÊNCIAS:  

ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 2009. 

CHAMORRO, Graciela. A arte da palavra cantada na etnia Kaiowá. In: Société Suisse des Américanistes. Boletín no 73, p. 43-58, 2011. 

CHAVES, Marcos. “Tensões entre o popular e o erudito: a obra teatral-musical Fulaninho em observações socioculturais”. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20372

CHAVES, Marcos. De trilhas sonoras teatrais a preparações musicais para artistas da cena. Rio de Janeiro: Editora Synergia, 2020. 

CHAVES, Marcos; BARROS, Ariane Guerra; SOUZA JUNIOR, José Manoel de. “Nos caminhos das intersecções cênicas entre voz e discurso: dispositivos de potência do contar-se”. Revista Voz e Cena, v. 1, n. 1, p. 59-75, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31389 

FERNANDES, Cleudeumar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Claraluz, 2007. 

LIGNELLI, César. Sons e(m) Cena. Brasília, DF: Editora Dulcina, 2014. 

MARSCHNER. Arami Argüello. Saberes do corpo Kaiowá – lugar de murmúrio e resistência. 2019. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019. 

NÚÑEZ, Geni. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 

OLIVEIRA, Jacyan Castilho de. O ritmo musical da cena teatral: a dinâmica do espetáculo de teatro. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro e Escola de Dança. Salvador, BA, 2008. 

PIANA, Giovani. A Filosofia da música. Bauru, SP: EDUSC, 2001. 

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte/MG: Letramento, 2017. 

SENA, Kika. “A voz como recurso poético e político na performance de uma travesti preta e periférica”. Revista Voz e Cena, 4-2, 13–35, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/51185 

SOBREIRA, Silvia Garcia. Desafinação vocal. Rio de Janeiro, 2002. 

SOLOMOS, Makis. “Da música ao som, a emergência do som na música dos séculos XX e XXI – uma pequena introdução”. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 54–68, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7046

VOCALIDADE & CENA (Canal). Bate-Papo Café Sonoro - #18 “Nem Popular, Nem Erudito” com Thiagson. 02 ago. 2021. Disponível em: https://youtu.be/34R1tKqva1A 

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.




Outras informações pelo e-mail: marcoschaves@ufgd.edu.br

Ou na página: linklist.bio/markito 

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